top of page

Cláudio Santana: O Homem Por Trás de "Pelo Mundo"

Motivação

“Há centenas de coisas que a ciência não compreende ainda, muitos mistérios que devem ser solucionados. Num universo com dezenas de bilhões de anos luz de extensão e 13.82 bilhões de anos de idade, talvez isso nunca mude, o que não impede a ciência de avançar aos tropeções em surpresas.

“A ciência nos ajuda a entender as questões mais profundas das origens, naturezas e destinos – de nossa espécie, da vida, de nosso planeta, do Universo. Pela primeira vez na história da humanidade somos capazes de adquirir uma verdadeira compreensão desses temas. Toda cultura sobre a terra tem tratado deles e valorizado sua importância. Todos nós nos sentimos pequenos quando abordamos essas questões. Em longo prazo, a maior dádiva da ciência talvez seja nos ensinar, de um modo ainda não superado por nenhum outro empenho humano, alguma coisa sobre nosso contexto cósmico, sobre o ponto do espaço e do tempo em que estamos, e sobre quem nós somos.” ('SAGAN, Carl. O Mundo Assombrado por demônios: A ciência vista como uma vela no escuro).

A ciência está longe de ser um instrumento perfeito de conhecimento, mas é o melhor que temos. Neste aspecto, como em muitos outros, ela se parece com a democracia. A ciência, por si própria, não pode defender linhas de ação humana, mas certamente pode iluminar as possíveis consequências de linhas alternativas de ação. Por isso é importante que a ciência seja divulgada, pois ela aproxima as pessoas do seu ponto inicial, e as desafia a pensar, o que é ao mesmo tempo imaginativo e disciplinado.

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

Doar com PayPal

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page