Existiam dinossauros herbívoros bípedes?
- Otávio B.
- 16 de jul. de 2015
- 1 min de leitura
Sim. Hadrosauros.

Estes dinossauros eram bípedes facultativos, de forma que podiam andar sobre as patas traseiras se achassem conveniente, ou mesmo poderiam correr sobre duas pernas ao escapar de predadores. Estes grandes dinossauros classificados dentro da ordem Ornithischia, com suas bocas achatadas (semelhante ao bico de pato) tinham molares planos enormes que lhes permitiam moer a vegetação aquática da qual se alimentavam. Presume-se que eles colocavam as quatro patas no chão apenas enquanto estavam pastando.
Um grande Hadrossauro foi descoberto em 1999, em um estado de conservação muito difícil de ser atingido por fósseis. O fóssil, apelidado de Dakota em homenagem ao estado em que foi descoberto, tem suas partes moles muito bem preservadas, com impressões de seus discos intervertebrais, tendões das patas traseiras e possivelmente algumas impressões de órgãos internos. Através deste fóssil, com seus músculos e tendões bem preservador, aliados ao cálculo de seu peso total, foi possível estimar sua velocidade de corrida, que beira os 45km/h, bem diferente do Tyrannosaurus rex, que corria à meros 32km/h.
Aliada à dieta destes animais, que segundo um estudo de 2009 sobre os métodos de mastigação publicado pelos paleontólogos Vincent Williams, Paul Barrett, and Mark Purnell cuja conclusão mostra que estes animais tinham preferencia por vegetação rasteira e arbustose, a característica de poder correr de seus predadores tornou estes animais um dos grupos mais bem sucedidos do Cretáceo, e estima-se que tenham sobrevivido por ainda 700 mil anos após o impacto que teoricamente extinguiu quase todos os outros dinossauros.utros dinossauros.
Comments