É verdade que cangurus têm três vaginas?
- reversaosmose
- 19 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Sim.
Se você por no google “vaginas canguru” , irá encontrar dezenas de sites sobre ciência mostrando que sim, é verdade, cangurus possuem três canais vaginais. Mas a pergunta correta é “Porque cangurus tem três vaginas?”
A resposta para essa interessante pergunta é simples e complexa ao mesmo tempo, simples do ponto de vista morfológico e complexa do ponto de vista evolutivo.
Em primeiro lugar, o que é uma vagina? Uma invaginação é um dobramento para dentro. Especificamente, em mamíferos placentários, que se distinguem dos marsupiais por terem todo o desenvolvimento fetal no útero ao invés de parte no útero e parte na bolsa externa da mãe, a vagina é uma passagem, que serve a dois propósitos diferentes:
É a passagem através da qual o pênis deposita o sêmen durante o sexo.
E é também a passagem através do qual prole passar durante o parto.
Quando você pensa sobre isso, não há nenhuma razão específica para que esses dois efeitos relacionados à vagina terem a mesma passagem, e de fato, em marsupiais existem diferentes passagens para esses fins completamente distintos. O senso comum diz que é estranho e que cangurus são estranhos e deixa por isso mesmo. Mas reprodução do canguru não é mais bizarra do que qualquer outro tipo de reprodução. Todos os sistemas reprodutivos são estranhos.
Então, vamos fazer um passeio de anatomia reprodutiva marsupial.

(Fonte da imagem: Cangurus têm três vaginas- National Geographic).
Cangurus fêmeas (e outros mamíferos) tem uma abertura vaginal, que conduz a um tubo. Até agora, sua anatomia é igual à de mamíferos placentários.
No canguru, este tubo vaginal divide-se em três tubos. O do meio (chamado vagina medial) é a passagem para baixo na qual o embrião canguru viaja durante o parto. Vamos chamar de que o canal de parto.
Durante a relação sexual, o pênis em forma de S do canguru do macho, entra um dos dois canais vaginais laterais. Vamos chamá-los de vaginas sexuais. Muitos marsupiais têm um pênis bifurcado (bifurcado), que presumivelmente significa que eles acasalam com ambas as vaginas sexuais ao mesmo tempo, mas não os cangurus.
Imaginemos que a anatomia humana tem vaginas separadas para o sexo e para o parto, elas teriam nomes separados e com certeza seriam considerado como órgãos completamente diferentes. E, então, ficaríamos espantados com a estranheza de animais cujas funções do canal de nascimento e da vagina sexual seriam combinadas em um único órgão. Mas essa é a natureza do ser humano, considerar estranho o que é diferente.
Continuando o nosso passeio, os dois canais vaginais sexuais abrem-se para dois úteros separados, que terminam ambos no canal de parto. Há também dois ovários que liberam óvulos nos respectivos úteros através de duas trompas de falópio. Novamente, úteros duplos surpreendem, mas não são algo estranho e não são algo exclusivo aos cangurus.
Então ter dois úteros é normal?
Sim. Ter um único útero é estranho. Somente tamanduás, preguiças, alguns morcegos e primatas superiores (ou seja, macacos, incluindo Homo sapiens) têm um único útero. Nos macacos, este parece ser uma fusão dos úteros duplos da maioria dos mamíferos.
Comments