top of page

Existem animais que bebem água do mar?

  • Otávio B.
  • 16 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Primeiramente a água do mar contém cerca de 3,5% de sais, enquanto o sangue tem cerca de 0,6%. Isto significa que se um animal bebe água salgada com a finalidade de hidratação, ele necessita excretar uma grande quantidade de sais a fim de não alterar o equilíbrio salino de seu sangue. Isto requer uma alteração significativa para os rins, e mamíferos marinhos não conseguem isso muito bem, então eles não bebem água do mar propositadamente, para se manter hidratados, pelo menos não da maneira que outros mamíferos bebem água doce.

Mas sim, outros animais que não os mamíferos evoluíram para beber água do mar. Um bom exemplo são peixes de água salgada, que fazem o que podem para se livrar do sal que entra em seu organismo, sendo que a maioria possui rins altamente especializados para essa finalidade.

Os mamíferos marinhos também têm rins bastante especializadas que podem filtrar o excesso de sal e excretar pouca água, embora não esteja claro se eles bebem a água salgada intencionalmente, ou se ela é simplesmente ingerida quando estes abrem suas bocas para se alimentar. Os leões marinhos, por exemplo, evoluíram para não beber nenhuma água, toda a sua água vem dos peixes em sua alimentação porque os peixes em si são menos salgados que a água do mar.

Mas, evolutivamente falando, se a pressão da seleção natural for suficientemente elevada, ou seja, com os níveis de água doce disponível diminuindo aos poucos, sobrando água cada vez mais salobra, ou sem alimentos disponíveis menos salgados que a água do mar (tais como peixes), e dado o tempo suficiente para a adaptação, é absolutamente plausível que, em teoria, os rins de um mamífero seriam selecionados de tal forma a ser capazes de excretar mais sal, basicamente com uma produção de urina mais salgada do que água bebida, retendo água em seus organismos e eliminando o sal em excesso, da mesma forma que os peixes marinhos. Mas isto não é um passo trivial, dado que a evolução se assenta em estruturas existentes, criando novas estruturas a partir das antigas, este tipo de modificação renal seria bastante demorado e delicado. É muito mais plausível que a evolução contornasse este problema evoluindo de maneiras a reter mais água dos alimentos, tal qual os leões marinhos.

Mas é importante ressaltar que ao ser humano, em seu nível atual de evolução, é impossível se hidratar com água marinha, sendo que rins humanos só conseguem fazer urina que menos salgada que a água salgada. Portanto, para se livrar de todo o excesso de sal recolhido por beber água do mar, você teria que urinar com mais água do que você bebeu, e eventualmente, morreria de desidratação ao passo que ficaria mais sedento.

 
 
 

Comments


    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

Doar com PayPal

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page